Como funciona o trabalho home office? É mais produtivo?

Trabalhar tem que ser prazeroso, certo? Se não for prazeroso não é trabalho, é tragédia!

Acordar cedo, se arrumar, tomar café, ir para o trabalho com o trânsito engarrafado, bater ponto, cumprir horário, voltar para casa, assistir tv/navegar na web e blablabla.

Tudo isso de segunda a sexta, salvo finais de semanas e feriados, onde tudo é liberado e vendo de sexta-feira, a segunda está loooonge!

Viver esse ciclo repetitivo pode até ser compensador e estável a médio prazo, mas se não traz felicidade, é melhor trocar a tora! Com a velocidade de mudança que as tecnologias trouxeram para nós no final do século passado, essa pode não ser a forma mais eficiente de te fazer feliz!

Alternativas como o trabalho remoto já não são novidades mas com certeza foram agravados pela nossa atual conjuntura sistêmica socieconômica (ahn?), deixando claro que sim, é possível desenvolver o seu trabalho e comunicar com a sua equipe de forma eficiente e metódica!

E você, sabe como funciona o trabalho home office?

Como funciona o trabalho home office?

O conceito de home office é utilizado por pessoas que trabalham em casa ou em espaços compartilhados como cafés ou coworking.

Em geral, esse conceito é utilizado por freelancers, empresários home based (que tem sua sede em uma residência) ou funcionários que atuam em empresas que permitem esse modelo de trabalho.

Em meados dos anos 80, Alvin Toffler já profetizava em seu best sellerA Terceira Onda” que a tecnologia iria permitir que as pessoas voltassem a trabalhar de casa. Dito e feito. Com o fim da era industrial e o início da era da informação, da criatividade e da produtividade, trabalhar em casa passou a ser uma forte tendência.

No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas trabalham e moram no mesmo endereço. Somos o terceiro país que mais cresce o home office.

Isso gera economia para as empresas que permitem esse modelo, com a redução do espaço físico (aluguel) e diminuição de outros custos, como contas de energia e água, compra de equipamentos, entre outros fatores.

O modelo home office traz vantagens e desvantagens, depende da disciplina e métodos usados por quem o pratica.

Vantagens do home office

Trabalhar em casa permite que você se sinta em um ambiente aconchegante e conhecido, o que vai ajudar a se sentir mais confortável, com mais liberdade.

Além disso, permite que você construa a sua jornada de trabalho, tendo flexibilidade de horários e total liberdade para construir sua rotina.

Veja alguns vantagens do home office que tornam esse conceito ainda mais atraente:

Como funciona o trabalho home office, suas vantagens:

  • Flexibilidade na construção dos horários de trabalho;
  • Ausência de engarrafamentos e ônibus lotados em grandes centros;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Maior liberdade profissional;
  • Controle sobre hábitos alimentares;
  • Tempo para prática de esportes e lazer;
  • Privacidade em sua rotina de trabalho;

Com tantas vantagens, o home office pode se tornar objeto desejado por vários tipos de trabalhadores pela gama de benefícios e comodidade.

Mas, como nem tudo na vida são flores, esse modelo também pode trazer resultados negativos, casos a pessoa confunda desenvolvimento pessoal e profissional com jornada de trabalho.

Dificuldades do home office

Se por um lado as vantagens são bastante atrativas e prometem uma rotina profissional mais saudável, por outro, o home office possui também o seu lado negativo.

Caso a pessoa não estiver preparada para encarar esse novo estilo de vida, pode ser que tenha de enfrentar alguns desafios:

Como funciona o trabalho home office, suas dificuldades:

  • Aumento do fluxo de trabalho devido a um planejamento inconsistente;
  • Baixa produtividade devido a distrações como TV, lanches e videogames;
  • Possível falta de atualização profissional;
  • Redução do networking;
  • Tendência ao isolamento social;
  • Ambiente de trabalho confinado e muito pouco relacionamento interpessoal;

São alguns dos desafios que quem está disposto e disponível para trabalhar home office tem de planejar e tentar evitar.

Com disciplina, métodos e algumas regrinhas, é perfeitamente possível, prazeroso e recompensante trabalhar em casa.

Da uma olhada nesse post que fizemos para você melhorar a sua produtividade e organização com ferramentas para trabalho home office.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat