8 Ferramentas para trabalhar em casa

Ferramentas de Home Office para sua empresa - Inspirart Digital

Trabalhar em casa já não é novidade e com a atual situação, tornou-se uma opção muito viável. No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas trabalham e moram no mesmo endereço. Somos o terceiro país que mais cresce o home office. Com esses números é necessário conhecer e utilizar ferramentas para trabalhar em casa que facilitam a vida.

A incerteza dos últimos meses já foi mais que comprovada. No Brasil, todos os dias o noticiário traz números que evidenciam uma preocupante retração no mercado: empresas fechando as portas, desemprego com tendência de aumento, diminuição do consumo e cortes sendo feitos de todos os lados. Em outras palavras, temos uma crise econômica em curso.

Os impactos nos pequenos e médios negócios que as medidas tomadas para conter o avanço da pandemia são severos. Nesse cenário inesperado, a necessidade do uso de ferramentas e técnicas de marketing digital chegou para ficar e quem não investia antes, agora precisa correr atrás do tempo perdido com planejamento e ações que atraiam interessados, geram contatos e fechem vendas.

A transformação digital está sendo acelerada pela crise. Momentos como esse são catalisadores drásticos de grandes mudanças. Sempre que existem conturbações socieconômicas como essa, o uso da tecnologia é disseminado e seu desenvolvimento avança, pois as pessoas procuram por ferramentas e soluções que facilitem e cubram lacunas que antes não eram enxergadas ou não incomodavam. É um processo natural e necessário.

Para trabalhar em casa de modo eficiente e produtivo, é necessário disciplina, organização e foco nas tarefas, para não se perder nas distrações que o trabalho home office pode trazer.

Ferramentas para Home Office

Você sabe como funciona o trabalho Home Office? O conceito de home office é utilizado por pessoas que trabalham em casa ou em espaços compartilhados como cafés ou coworking.

Em geral, esse conceito é utilizado por freelancers, empresários home based (que tem sua sede em uma residência) ou funcionários que atuam em empresas que permitem esse modelo de trabalho.

Isso gera economia para as empresas que permitem esse modelo, com a redução do espaço físico (aluguel) e diminuição de outros custos, como contas de energia e água, compra de equipamentos, entre outros fatores. Para que isso aconteça de forma organizada e fluida, é essencial que o time ou a pessoa que está trabalhando home office, tenha em suas mãos ferramentas para auxiliar no processo de organização e agilidade.

Algumas das ferramentas para tAbaixo, vamos listar algumas ferramentas que consideramos necessárias para se trabalhar em casa de modo eficiente e metódico, garantindo para as empresas e equipes alinhamento entre as várias entre diferentes áreas e produtividade para o time.

Zoom / Discord / Hangouts

Todas são ferramentas para fazer reuniões online com a sua equipe. Permitem compartilhar tela, anexar arquivos e conversar por chat. No zoom é possível enviar a gravação para ser ouvida depois. São ferramentas que foram muito adotadas logo após o início da pandemia como forma de reunir equipes e manter a comunicação efetiva e o trabalho organizado.

Google Suite

O pacote de ferramentas do Google é essencial para o trabalho de equipes.

Com o Google Suite ele você pode criar e compartilhar documentos de texto, planilhas, formulários, agendas e etc. Tudo realizado e salvo na nuvem e compartilhado com sua equipe. É possível também que mais de 1 pessoa edite o mesmo arquivo ao mesmo tempo, sem precisar se preocupar com salvar o arquivo. O Google Suite é uma das melhores opções disponíveis para a gestão de arquivos compartilhados, gerenciamento de equipes e trabalho remoto, tudo feito de forma online.

Trello / Pipefy

Com o Trello ou o Pipefy você pode organizar suas tarefas de forma fácil, lógica e visual. Depois basta compartilhar com os membros da sua equipe para que eles fiquem cientes das atividades que precisam fazer e/ou criem novas atividades.

Pode usar essas duas ferramentas mesclando com estruturas de desenvolvimento ágil, como Scrum e Kanban. Você também pode agendar data de entrega para atividades e orientar tarefas com os membros do seu time. Com o Pipefy você pode criar pipelines de acordo com cada projeto, delega-los para seus colaboradores e ir acompanhando o progresso deles. São duas ferramentas indispensáveis para o acompanhamento de tarefas com sua equipe.

Pomodoro Tracker

Com essa ferramenta simples, é possível utilizar a técnica Pomodoro de forma automática, online e visual.

Para quem não sabe, essa técnica consiste basicamente em focar em uma e apenas uma tarefa por vez, trabalhando nela por 25 minutos e fazendo uma pausa curta de 5 minutos. Ao fim dessa pausa, é iniciado mais um período de 25 minutos, focando na mesma tarefa, ou caso já tenha terminado, em uma nova tarefa. Após na quarta pausa, é feito uma pausa longa de até 30 minutos.

Você pode gerenciar suas tarefas em forma de lista, classificá-las para cada projeto que esteja trabalhando e criar metas de quantidade de tarefas diárias.

LastPass

Se você precisa gerenciar o acesso a senhas e contas com diferentes pessoas, essa extensão do navegador chrome/mozzila é excelente para isso. Você pode fazer o login em suas contas mais utilizadas e após isso compartilhar com seus colaboradores sem a necessidade de mostrar a senha. Possui a função autocompletar nos campos de login. O Lastpass é criptografado, o que aumenta exponencialmente a segurança das informações.

Conclusão

Trabalhar em casa não é garantia de felicidade ou produtividade, mas é uma grande oportunidade para aprender a gerenciar o próprio tempo e as próprias atividades de forma. Existem milhares de ferramentas tecnológicas para te ajudar nesse momento, mas a melhor é aquela que funciona para você.

Não adianta ter um software robusto e complexo, se ele agrega pouco na sua rotina. Da mesma forma ferramentas extremamente simples podem deixar a desejar em alguns requisitos. O importante é testar e se adequar com a que faça mais sentido de ser usada no momento. Persistência e criatividade também fazem parte do processo de trabalhar em casa.

E você, já conhece as vantagens e desvantagens de trabalhar home office?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat